Como diminuir o número de carrinhos abandonados?

Neste artigo, você confere algumas estratégias para diminuir o número de carrinhos abandonados na sua loja virtual!

Conversores Publicado em: 26/07/2024
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A maioria dos proprietários de e-commerce provavelmente já se depararam com uma das grandes preocupações de lojas virtuais: os carrinhos abandonados. 

Esse termo é utilizado para definir as vendas interrompidas de última hora pelos clientes, causando algumas dúvidas nos donos das lojas virtuais. 

Entretanto, existem maneiras de reverter essa situação, fazendo com que os números de carrinhos abandonados diminuam e o número de vendas concluídas aumente. 

O carrinho abandonado pode existir por algumas maneiras, seja pelo esquecimento do cliente, ou por algum fato que o deixou desconfortável na hora de concluir a compra. 

Dessa maneira, antes de ter as soluções para reverter o número de carrinhos abandonados, é preciso conhecer os motivos de eles estarem existindo em sua loja. 

Por qual motivo os carrinhos são abandonados? 

O carrinho abandonado não existe por apenas um motivo, e sim por uma série de fatores. O dono da loja virtual deve pensar como cliente, e fazer com que a experiência em seu site seja a melhor possível, a fim de conseguir concluir a compra. 

Sendo assim, um dos maiores motivos para a existência do carrinho abandonado é a demora do processo de conclusão da compra, onde a loja virtual é instável e por muitas vezes, possui um alto número de etapas. 

Dentro das etapas, está o frete, que é um fator primordial na finalização de uma compra, onde o cliente pode decidir abandonar o carrinho ao ver o preço alto que será cobrado.

Assim como a falta de formas de pagamentos acessíveis, onde o cliente gostaria de pagar de tal maneira, mas o site não disponibiliza. 

Para isso, é importante estudar o seu público alvo, e entender quais tipos de pagamento e frete devem ser utilizados em seu site, a fim de dar uma experiência melhor ao cliente e, consequentemente, um resultado melhor para sua loja. 

Além disso, outro motivo comum para o abandono dos carrinhos, é simplesmente o esquecimento do cliente, que já estava com tudo certo para finalizar a compra, mas por algum imprevisto ou distração, não a concluiu. 

Entretanto, existem maneiras de reverter essa situação, e podem ser mais simples do que imagina. 

Diminua o número de carrinhos abandonados 

Para obter mais sucesso em sua loja virtual e diminuir o número de carrinhos abandonados, é necessário que o dono da loja siga alguns passos, como por exemplo:  

  • Otimize o checkout: Não faça com que seu site tenha diversos processos na finalização da compra. Quanto menos tempo o cliente gastar, melhor para ambos os lados, pois ele terá menos coisas para preencher, e você terá mais vendas concluídas.  
  • Seja transparente: Ao determinar o custo de um sérico ou produto, seja claro com o cliente, mostrando as taxas de envio e possíveis impostos.
  • Garanta a segurança do seu site: Mostre ao cliente que seu site é um espaço seguro de compra, onde ele poderá colocar os dados do cartão ou alguma outra informação privada, sem ter o medo de ter os dados vazados.
  • Opção de pagamentos: Aqui está um ponto chave para a finalização das vendas. Os clientes devem optar pela opção mais fácil para eles, ou seja, você precisa saber quais opções seu público mais utiliza, e colocar as melhores opções disponíveis, afim do cliente sempre estar satisfeito. 
  • E-mails de compra: Crie uma série de e-mails que serão enviados ao cliente que abandonou o carrinho. Nesse caso, você pode optar por algum desconto ou benefício, fazendo com que o cliente seja notificado e possa voltar a finalizar a compra. 

Apesar de serem comuns, os abandonos de carrinho podem ser revertidos. 

Para isso, o dono da loja virtual deve entender os motivos que estão levando clientes a abandonar carrinhos, e através desse entendimento, bolar alternativas para que os clientes finalizem a compra com mais frequência, diminuindo o número de carrinhos abandonados e aumentando o número de vendas da loja.


Focar em otimizações é um passo importante para esse processo, então esteja atento a mudanças e conheça o seu público, fazendo com que suas vendas aumentem e seus carrinhos abandonados diminuam.

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