Menos conversinha,
Mais conversão!

Quer saber quem deve sair no próximo paredão do BBB? Dá um Google. Qual é o preço daquele livro que acabou de lançar? Dá um Google. Quando começa a primavera? Google de novo. Onde fica a pizzaria mais próxima? Google. E quando você quer fazer uma compra online, a quem você recorre? Google, Google e Google.

Não tem jeito, ele é o mestre dos mestres. Pesquisar na Internet já é parte integrante da jornada de compra, seja ela em ambiente físico ou virtual. Por isso, estar no topo do Google é o desejo de dez entre dez marcas.

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No entanto, como fazer os seus produtos saírem na frente nas buscas online? Uma das formas, claro, é investir em mídia. Mas embora as estratégias de PPC (pay-per-click) sejam essenciais, uma marca bem posicionada organicamente têm grandes chances de receber o clique e vender mais. Isso é possível com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

O que é SEO para e-commerce?

Um conjunto de técnicas de otimização do site para os mecanismos de busca, que têm como principal objetivo ranquear melhor a sua página e assim maximizar o alcance dela. O Google, por exemplo, publica uma série de diretrizes que influenciam nesse ranqueamento, entre elas questões ligadas à estrutura do seu site, conteúdo e relevância, design responsivo e tempo de carregamento.

Quais são as vantagens do SEO para a sua loja virtual?

Investir em táticas de SEO é um grande diferencial competitivo para a sua loja e traz inúmeras vantagens para o seu negócio.

  • Melhor posicionamento nos motores de busca
  • Mais tráfego orgânico para o site
  • Atração de público qualificado
  • Mais autoridade, credibilidade e visibilidade para a marca
  • Aumento da taxa de conversão e, assim, do faturamento da loja
  • Retorno contínuo e a longo prazo
  • Melhor experiência de compra para o usuário
  • Mais destaque frente à concorrência

Quanto tempo leva para você chegar ao topo do Google?

Muita calma nessa hora. Otimizar seu site e ver o crescimento demora um tempo. Exige planejamento e muita dedicação para “colocar a casa em ordem”. Mas aos poucos os resultados vão se acumulando e os ganhos são recompensadores, seja pelo aumento da taxa de conversão ou pelo ganho em visibilidade e posicionamento de marca. Dependendo do investimento, pode levar de 6 meses a 2 anos. Mas acredite: investir em SEO vale muito a pena.

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Dicas de SEO para o seu e-commerce

A loja física conta com diversos aliados na hora de atrair o cliente. Os aromas, as cores, a decoração, a possibilidade de experimentar as peças, sentir os tecidos, ver os detalhes e, principalmente, a presença do vendedor, contam muitos pontos positivos na jornada de compra.

No e-commerce, você pode não ter todos esses atributos, mas você tem sim um aliado de peso: o SEO. Ao aplicar as estratégias de otimização no seu site, você aumenta consideravelmente as chances de atingir o seu público-alvo, de se mostrar para aquele cliente interessado e qualificado e, consequentemente, vender mais.

Mas por onde começar? Confira algumas boas práticas de SEO para e-commerce:

1. Invista na produção de conteúdo original e relevante, que responda às perguntas dos usuários e seja adaptado às intenções de pesquisa.

2. Escolha as melhores palavras-chave. Existem diversas ferramentas de SEO que podem ajudar você nessa busca.

3. Use boas URLs. Uma URL otimizada deve ser relevante, atrativa e ter afinidade com a palavra-chave. Algumas plataformas de e-commerce geram essa URL automaticamente, conforme o título da página. No entanto, é importante ficar atento se a URL criada é a ideal e se palavras com caracteres especiais não alteraram a configuração.

4. Crie títulos de páginas exclusivos e precisos, que descrevam o conteúdo. Faça um título de 50 caracteres para que não seja cortado quando aparecer na pesquisa.

5. Personalize a meta description. Invista em um texto atrativo de no mínimo 110 e no máximo 150 caracteres, com chamadas para ações apropriadas que estimulam o usuário a executar as ações desejadas.

6. Faça uma boa descrição dos produtos. Vá além das informações básicas. Liste os benefícios do produto e formas de uso. Descreva o tecido e a composição da roupa.

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7. Aposte nas imagens e vídeos. Utilize fotos e vídeos que ressaltam os detalhes das peças, mostram o caimento, tamanho, etc. Na hora de nomear os arquivos, utilize a palavra-chave. Não deixe apenas um código como “IMG0002”.

8. Fique atento ao tempo de carregamento do seu e-commerce. Imagens pesadas podem fazer com que o seu site demore para carregar, aumentando a taxa de rejeição.

9. Tenha um site responsivo para mobile. Os mecanismos de busca também levam a responsividade em conta na hora de apresentar os resultados aos usuários quando fazem uma pesquisa.

10. Escolha uma boa plataforma de e-commerce (aqui colocar o link para a página sobre a plataforma da Convertr), que seja pensada para facilitar a otimização para buscadores.

11. Tenha um site fácil de usar e navegar, com uma arquitetura da informação bem estruturada, que ajude o usuário a encontrar facilmente o que ele quer na sua loja virtual.

12. SEO não é um processo pronto, e sim um processo contínuo. Não se trata apenas de chegar lá, mas de manter-se no topo. Permaneça sempre atento às oportunidades de otimizar o seu e-commerce.

Em breve, vamos lançar um material bem completo com mais dicas para você otimizar o seu e-commerce. Fique ligado! 

Flávia Brito

Redatora da Convertr, Flávia traz na bagagem mais de 15 anos de experiência em produção de conteúdo. Jornalista por formação, é apaixonada por um texto bem escrito. É por isso que This is Us é a sua série favorita. Nas horas vagas é esposa do Henrique, mãe do Gabriel, de 2 anos, e de duas filhas caninas, a labradora Maya e a vira-lata Kika.

Atualizado em 27/07/2021 às 20:10