Menos conversinha,
Mais conversão!

Uma pergunta rápida: o quanto a opinião de um amigo ou familiar influencia na sua decisão de compra por um produto ou serviço? Ou você prefere comprar algo no escuro? Quando falamos especificamente de comprar online, esqueça aquela máxima de “a sua opinião não me interessa”. Ela interessa sim e muito.

Dados do Instituto QualiBest revelam que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores. Um outro estudo, o E-commerce Quality Index 2019, aponta que 95% dos consumidores leem avaliações antes de fazer uma compra. Estes são alguns números que mostram a força que a prova social pode ter no seu e-commerce de moda.

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Mas, afinal, o que é prova social?

O termo foi popularizado pelo Dr. Robert Cialdini e se refere a uma teoria do campo da psicologia que analisa a tendência humana de confiar no comportamento e nas opiniões de outras pessoas, e como isso afeta as nossas próprias decisões. Ao utilizar essa estratégia no seu e-commerce, você mostra ao seu cliente evidências de que o seu produto é bom e que ele pode comprar sem medo de se arrepender. Lembre-se que, ao vender moda pela internet, não há como o cliente pegar o produto em mãos e experimentar a peça antes de comprar. Portanto, a opinião de quem já comprou faz toda a diferença. A prova social serve como um gatilho mental para aumentar ainda mais a conversão das vendas.

Por meio das experiências positivas que os consumidores tiveram com a sua marca, novos consumidores vão comprar. O que a prova social faz nada mais é do que validar uma escolha. Quantas vezes já compramos algo de uma marca desconhecida apenas porque escutamos coisas boas a respeito da loja? Uma foto bonita e uma descrição bem detalhada ajudam, mas a opinião de pessoas reais tem uma influência ainda maior na decisão de compra.

Vantagens de utilizar a prova social no seu e-commerce de moda

  • AUTORIDADE: se você quer ser referência no seu setor e ser conhecida como uma marca de qualidade, você precisa que cada vez mais pessoas indiquem e opinem a favor do seu negócio. Além de ganhar autoridade, você ganha popularidade e, com isso, aumenta a visibilidade da sua loja.
  • TRANSPARÊNCIA: nós sabemos que ao utilizar a prova social, a sua marca também estará sujeita a receber críticas e reclamações. É o fato de você não ter medo de expor opiniões (positivas e negativas), e saber lidar com elas, que gera credibilidade para a marca. Mais confiança na loja, mais vendas.
  • TAXA DE CONVERSÃO: ao apostar em estratégias de prova social no seu e-commerce, há a tendência natural de que as vendas aumentem. É claro que isso não acontece da noite para o dia, mas o resultado compensa. Com mais conversões, mais chances de aumentar a prova social e, consequentemente, novas vendas vão chegando.

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5 estratégias eficientes de prova social

Antes de apresentar quais são, lembre-se que é essencial que os conteúdos de prova social sejam voluntários. É preciso deixar claro que a recomendação está sendo feita de um usuário para o outro, como se fosse uma conversa entre amigos. Confira as nossas dicas.

1. Avalie os seus produtos

A pesquisa How Online Reviews Influence Sales (Como as Avaliações Online Influenciam as Vendas), realizada pela universidade americana Northwestern University, revelou que um produto com cinco comentários em um e-commerce tem 270% a mais de chance de ser comprado do que um item sem nenhuma opinião registrada. Por isso, tenha um espaço em seu site para que os clientes deem um feedback dos produtos que compraram, usando notas ou estrelas, e comentando sobre a experiência.

Para ganhar mais visibilidade com essas avaliações, você pode publicá-las na home do site, nas páginas dos produtos ou, até mesmo, em uma página dedicada a isso. As opiniões dos clientes podem ser coletadas por meio de apps (saiba mais no final do post) ou no Facebook e até mesmo no Google. Outra dica é solicitar fotos dos clientes utilizando o produto no próprio formulário do feedback. Essa estratégia vai ajudar a convencer clientes indecisos que estão com dúvidas com o tamanho das modelagens, caimento, tecido, etc.

2. Estimule o cliente a deixar a sua opinião

Que tal ao enviar o produto para o seu cliente, colocar uma cartinha junto incentivando que ele poste uma foto ou story em seu Instagram, marcando o perfil da sua loja? Você pode oferecer ainda um desconto em sua segunda compra. Se o cliente fizer a postagem, você pode repostar esses conteúdos para os seus seguidores. É um pequeno gesto que pode render bons resultados.

3. Faça parcerias com influenciadores

Apesar desses conteúdos não serem gerados espontaneamente, ou seja, são parcerias pagas, eles podem ser eficazes. Faça parcerias, mande materiais de divulgação e produtos de sua loja para influenciadores que tenham a ver com a sua marca. Uma dica aqui é apostar também em pequenos influenciadores. Muitas vezes, eles têm um público-alvo que não é o público já consolidado da sua marca e isso significa um alcance maior para você. Busque ao máximo fazer com que essas parcerias sejam naturais e espontâneas. Caso contrário, o resultado pode ser decepcionante.

4. Envie e-mails

O e-mail é um excelente canal para utilizar estratégias de prova social. Você pode utilizar a ferramenta de duas formas. A primeira é enviar um e-mail para o cliente assim que ele recebe o seu pedido. A mensagem deve estimular que ele conte o que achou do produto, se serviu direitinho, envie fotos, deixe o comentário no site, etc.

A outra forma que você pode utilizar é criar um e-mail repleto de avaliações positivas de clientes sobre um determinado produto. Se esses clientes permitirem, exiba os seus nomes e, quem sabe, pequenas fotos de perfil, o que ajudará ainda mais na prova social. Utilize essa estratégia em e-mails de carrinho abandonado. Isso pode ajudar o cliente a se decidir e finalizar a compra.

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5. Use críticas e reclamações para construir relacionamentos

Não delete e nem ignore opiniões negativas e relatos de experiências ruins com o produto. Aproveite a oportunidade para virar o jogo. Antes que a reclamação se espalhe por sites de avaliações como o Reclame Aqui, já se coloque à disposição do cliente para resolver o problema. Mostre que a sua empresa é solícita e presta um bom atendimento.

Conheça duas ferramentas que podem ajudar você:

RA Trustvox

A RA Trustvox é uma plataforma do Reclame AQUI que coleta reviews verdadeiros. Após a entrega da compra, o cliente recebe um e-mail para que avalie e deixe sua opinião sobre a loja e o produto. O produto passa a ter avaliações no seu site e no Reclame AQUI. Além da loja ganhar o selo de review verdadeiro, o conteúdo da certificação fica indexado na busca orgânica do Google.

Yourviews

A Yourviews conta com três tipos de soluções: reviews de produtos, reviews de loja e o sistema de perguntas e respostas. No primeiro, o serviço estimula o consumidor a avaliar os produtos recebidos. Essas avaliações são exibidas nas páginas dos produtos. O segundo tipo diz respeito aos comentários sobre o próprio e-commerce.

Já o terceiro tipo de solução é o sistema de perguntas e respostas, que permite que os consumidores perguntem sobre determinado produto. O lojista pode responder diretamente ou encaminhar a dúvida para pessoas que já compraram aquela mercadoria no passado. Além disso, também existe uma integração com as redes sociais, seja por meio de compartilhamento no Facebook, login ou postagem automática na página das lojas.

Confiança, reputação e autenticidade. Estes são os pilares por trás das estratégias de prova social. Para chegar lá, você precisa de tempo, paciência, dedicação e muito trabalho. Comece com os seus clientes mais próximos e eles vão ajudar você a chegar mais longe. Pessoas compram de pessoas. Compram experiências. Se você proporcionar uma boa experiência, é questão de tempo para os resultados começarem a aparecer. Para finalizar, lembre-se que um cliente satisfeito pode fazer muito mais pelo seu e-commerce do que qualquer estratégia de marketing.

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Flávia Brito

Redatora da Convertr, Flávia traz na bagagem mais de 15 anos de experiência em produção de conteúdo. Jornalista por formação, é apaixonada por um texto bem escrito. É por isso que This is Us é a sua série favorita. Nas horas vagas é esposa do Henrique, mãe do Gabriel, de 2 anos, e de duas filhas caninas, a labradora Maya e a vira-lata Kika.

Atualizado em 01/07/2021 às 15:42