Menos conversinha,
Mais conversão!

Os números do ecommerce brasileiro vem crescendo ano após ano, mas ainda existe uma parcela da população que não se sente segura em comprar online. Será que vou receber o meu produto? Será que esta loja é confiável? Será que o produto tem qualidade? Será que o meu cartão não vai ser clonado? Enfim, esses receios ainda falam mais alto pra muita gente. Para lidar com esta barreira no processo de decisão do cliente, você precisa ganhar a confiança dele antes dele comprar de você.

Para trazer mais credibilidade, segurança e reputação para o seu ecommerce, existem algumas técnicas que você pode colocar em prática. Confira a seguir.

Criptografia (HTTPS)

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é um protocolo que protege a integridade e a confidencialidade da comunicação entre o usuário e o site, criptografando as informações transmitidas. Em outras palavras é como se fosse o idioma em que o navegador e o servidor da web se comunicam para evitar que terceiros não autorizados interceptem a comunicação e roubem dados dos usuários.

Sabe quando você acessa um site e aparece o cadeado? Isso quer dizer que aquele site está utilizando HTTPS, que nada mais é do do que HTTP via SSL/TLS, onde o HTTP define como a mensagem deve ser enviada e recebida, e o SSL/TLS protege a mensagem enquanto ela está sendo transferida. Traduzindo: quando uma página da internet tem os devidos certificados TLS/SSL, significa que o protocolo https está ativo.

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Muitos ecommerces só possuem essa certificação nas páginas de pagamento e cadastro. No entanto, o recomendado é manter o certificado SSL em todas as páginas, assim mostramos ao cliente que todo o site é um ambiente seguro para ele navegar à vontade. Se a sua loja já tem o certificado nas páginas de login, cadastro e checkout, não há custo extra para ativá-lo nas demais páginas. E você só tem a ganhar com isso.

Avaliações

Outro ponto que passa confiança quando os clientes acessam a sua loja, é trazer avaliações reais dos compradores dos produtos. Aliás, tem um post neste blog que fala justamente sobre a importância da prova social. Clique aqui para ler o conteúdo completo.  Os clientes se sentem mais seguros de comprar quando veem opiniões de outras pessoas, mesmo que não sejam avaliações positivas.

Existem algumas empresas no mercado que são especializadas nisso e se encarregam de buscar as avaliações de quem compra na sua loja. Além disso, é possível integrar a ferramenta ao seu ecommerce para que as opiniões sejam publicadas. A Yourviews e a RA Trustvox são dois exemplos.

Depoimentos

Capturar depoimentos de clientes satisfeitos e que são embaixadores da sua marca é outra técnica que funciona muito bem. Além das opiniões serem quase sempre positivas, gera mais confiança do que pequenos comentários nos produtos. Com os depoimentos, você não expõe somente o que o cliente achou do seu produto, mas também a experiência que ele tem e/ou teve com a sua marca.

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Soluções para reclamações

Não adianta, estamos sempre sujeitos à críticas. Na vida, no trabalho, seja onde for. No mundo virtual, inclusive, criticar se torna ainda mais fácil e perigoso. Afinal, uma crítica mal resolvida pode se transformar em um baita problemão para o seu ecommerce. Nunca, jamais, em hipótese alguma, ignore uma reclamação. Isso pode repercutir negativamente para a imagem da sua marca.

Sempre encontre um jeito de agradar aquele cliente que está reclamando. Entre em contato com ele, ofereça vantagens como descontos em futuras compras ou uma troca gratuita. Enfim, se coloque à disposição para resolver qualquer problema. Se a sua loja possui reclamações em sites especializados como o Reclame Aqui, monitore e responda prontamente. Os futuros clientes vão pesquisar nesses sites antes de comprar no seu e, se encontrarem uma reclamação sem resposta, podem desistir da compra.

Selos de segurança

Todas as dicas acima ajudam na hora de ganhar a confiança do consumidor, mas, sem dúvida, essa aqui é uma das mais eficientes: não tenha medo de abusar dos selos de segurança. Na maioria das vezes, eles ficam no rodapé do site e é pra lá que os clientes vão quando querem saber se podem ou não confiar no seu ecommerce. Os selos atestam para os consumidores que a sua loja virtual oferece mais proteção na hora das compras. Entre os mais utilizados no e-commerce podemos citar Certificado SSL, SiteLock, Reclame Aqui, ClearSale, Ebit, Certisign e Site Blindado.

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Contatos

O consumidor precisa ter certeza que a sua loja, mesmo sendo virtual, existe de verdade. Por isso, o telefone, whatsapp, email e, se tiver, endereço do seu ecommerce, precisam estar visíveis ao cliente. Mantenha sempre os contatos atualizados para que ele saiba onde lhe encontrar e, caso precise falar com alguém, não terá problemas de comunicação.

Essas foram algumas dicas simples e rápidas de serem implementadas no seu ecommerce de moda. Ganhar a confiança e o respeito do consumidor é um processo longo e contínuo, mas que deve começar antes mesmo da sua loja entrar no ar. Conte com a gente.

Abraço e boas vendas!

Andrew

Co-founder, shareholder e responsável pela área técnica da Convertr, Andrew abriu sua primeira empresa aos 16 anos e de lá pra cá não parou mais. Por trás de códigos e mais códigos de programação, há também um bom músico. Andrew arrasa na guitarra, curte um surf e passeios de bike.