Menos conversinha,
Mais conversão!

“Frete grátis” é o novo “open bar” em tempos de pandemia. Afinal, já que fomos privados de nos reunir com os amigos e curtir um happy hour - por um bem maior, claro -, fazer uma compra online está no topo dos hobbies de 2020 pra cá. Mas não há nada mais frustrante do que descobrir na hora do check out que o valor do frete é quase o preço da mercadoria. Não à toa este continua sendo um dos principais motivos de abandono de carrinho no e-commerce.

Por isso, trabalhar com estratégias que reduzam o custo do frete ou até mesmo ofereçam ao cliente uma entrega livre de cobranças pode aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Números do Relatório Neotrust, que analisou os dados do frete no e-commerce em 2020 no Brasil, revelaram que 54% das compras online realizadas nos últimos 3 meses do ano tiveram entrega grátis. Além disso, R$ 20,71 foi o valor médio do frete no ano passado, mantendo-se estável em relação a 2019.

Outra pesquisa, realizada pela Social Miner e Opinion Box sobre a intenção de compra para o Dia do Consumidor deste ano (comemorado em 15 de março), mostrou que uma taxa de frete ruim levaria 55% do público a desistir de uma compra. Já prazos que não atendam às necessidades podem levar ao abandono de carrinho em até 36% das vezes.

Por isso, criar ações específicas de Frete Grátis pode estimular a recompra e atrair um público motivado pela condição de entrega sem custo. Esta é a oportunidade perfeita para impulsionar as vendas da sua loja online.

Confira dicas e vantagens de adotar a política do Frete Grátis no seu e-commerce:

1. Regras de uso:

Para não prejudicar a sua margem de lucro, você pode definir algumas condições especiais para que o cliente tenha direito ao frete grátis. Entra elas um valor mínimo de compra; um determinado tipo de entrega; somente para algumas regiões; para alguns clientes específicos, sejam eles os mais fiéis ou os que não compram na sua loja há algum tempo; para os carrinhos abandonados; em datas especiais, como a Black Friday.

2. Ticket médio:

Não pagar nada pela entrega vai estimular a compra de mais produtos, aumentando assim o seu faturamento.

3. Giro de estoque: 

Investir em ações promocionais como essa pode ser a oportunidade que você precisava para colocar em circulação produtos parados ou com baixa demanda.

4. Antecipe a divulgação:

As pessoas precisam saber que a sua loja está com essa oportunidade. Impulsione as postagens no Facebook, reforce seus anúncios no Instagram Shopping e envie um e-mail marketing para a sua base. Isso ajuda a criar expectativa e fazer com que os clientes tenham tempo de considerar as ofertas.

5. Planejar, planejar e planejar:

É preciso adotar estratégias eficientes para ser bem-sucedido na ação e não sair no prejuízo. Priorize itens que tenham margem de lucro flexível, ticket médio alto e peso baixo (quanto maior e mais pesada a mercadoria, mais cara será a entrega).

6. Boas parcerias: 

Faça parcerias com bons parceiros logísticos para ter acesso a condições de frete mais atrativas. Além disso, conte com o apoio da Convertr. Nossa equipe é especialista em e-commerce de moda e pode ajudar você a definir a melhor estratégia.

Se você não quer oferecer o frete grátis de forma contínua, utilizar as datas comemorativas pode ser uma boa saída. Baixe o nosso Calendário de E-commerce de Moda 2021 e confira as principais datas deste ano.

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Atualizado em 15/06/2021 às 10:03