A importância do SEO para o seu e-commerce

Neste artigo você vai entender como o SEO pode fazer seu e-commerce ser reconhecido mais vezes através de buscas orgânicas na internet. Confira!

Luigui Almeida Publicado em: 29/05/2024
Conteúdo criado de humanos para humanos! Apenas 6 minutos de leitura.

Você sabe o que a sigla SEO significa? O significado é “Search Engine Optmization”, que traduzido se torna “Otimização do Sistema de Buscas”. As práticas de SEO tem se tornado cada vez mais populares e podem trazer mais visibilidade para seu e-commerce através dos mecanismos de buscas.

Quando você pesquisa algo no Google, sempre aparecem em ordem os links que você pode acessar, e essa ordem determinada pela própria ferramenta acontece através do SEO. Dessa forma, conseguir conquistar seu espaço entre as primeiras opções é uma forma de mostrar que as suas técnicas de SEO estão funcionando. 

De certa forma, é essencial que você conquiste esse espaço, pois 90% das pessoas clicam nos links que aparecem na primeira página de busca, e menos de 10% avançam para a segunda página.

Sendo assim, você precisa entender o que o SEO pode proporcionar ao seu e-commerce, como também saber a maneira certa de colocar isso em prática.

Descubra o quanto está perdendo em vendas

SEO para e-commerce

Quanto mais alto a sua loja aparecer nas plataformas de busca, mais chances você tem de ser escolhido pelos clientes. Você pode optar por fazer isso de forma orgânica ou paga, sendo que a maioria das pessoas tendem a clicar mais nos resultados orgânicos.

Independente do tamanho do seu negócio, você vai precisar trabalhar o SEO, pois é dessa maneira que sua loja vai ganhar mais destaque em meio a tantas outras lojas que competem pela atenção do usuário.

Os clientes sempre se apegam aos detalhes quando desejam comprar algo, portanto, implementar ações de SEO dá a chance para você atingir o seu público-alvo, gerando vendas dentro do seu e-commerce.

Aumentando o tráfego orgânico, o posicionamento da sua marca é fortalecido dentro do mercado, garantindo que mais clientes em potencial encontrem seus produtos quando quiserem.

Como melhorar o SEO do seu e-commerce

Trabalhar o SEO da sua loja deve ser algo constante, então separamos alguns tópicos que você deve dar atenção para conseguir uma melhor posição nos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Palavras chaves

Definir as palavras chaves corretas é um dos grandes segredos para conseguir ranquear a sua loja em uma boa posição. Você pode fazer isso através de duas formas: Head Tail, que são termos mais curtos, quando o consumidor ainda está no começo do processo de venda, ou Long Tail, que são termos mais específicos, e ajuda quando o consumidor já está decidido e procura uma solução efetiva. 

Otimização da página de produtos

Essa otimização acontece através de muitos processos, então você precisa levar alguns tópicos em conta:

  • Palavras chaves atraentes que chamam a atenção dos clientes;
  • Títulos e descrições bem definidas;
  • O seu e-commerce precisa contar com imagens otimizadas e de boa qualidade, pois é assim que as pessoas conhecem o produto;
  • Peça depoimentos de seus clientes e adicione dentro da sua loja para conseguir comprovar a veracidade dos seus produtos.
  • Tenha uma URL simples, descrevendo o produto e comunicando o assunto principal, pois dessa forma a sua chance de ranqueamento no Google fica maior;
  • Seu e-commerce deve ter uma velocidade de carregamento boa, pois quanto mais tempo a página ou o produto demorar para carregar, mais rápido o cliente vai desistir de comprar. Por outro lado, quanto mais rápido as coisas fluírem, maior a chance de ter uma venda concluída;
  • Os links internos não podem ser deixados para trás, pois geram relevância para a sua loja virtual. Eles funcionam quando você coloca um link na home page que leva diretamente para outra seção dentro da sua loja. Da mesma forma, é importante que você tenha um link direto para a home page, para tornar a navegação do consumidor o mais fácil possível.

Conclusão

Viu como o SEO é importante para o seu e-commerce? Ao colocar essas ações em prática, a sua loja virtual tende a melhorar o ranqueamento cada vez mais, se tornando relevante dentro do mercado. Lembrando que essas práticas são feitas para desempenho de forma orgânica, então você também pode pensar no recurso pago.

Esse processo é algo a ser feito com paciência e com muita atenção aos detalhes, já que um erro pode fazer sua relevância cair. Seguindo essas dicas e se atualizando a cada dia, sua loja virtual tem tudo para aparecer nos mecanismos de pesquisa e páginas de busca.

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