Black Friday 2024: e-commerce deve crescer 8% nesta edição
Pesquisa feita pela Convertr traz as principais dicas para o seu e-commerce faturar mais na Black Friday. Confira!
À medida que a Black Friday de 2024 se aproxima, as expectativas sugerem um aumento no faturamento em comparação ao ano passado. Segundo pesquisa realizada pela Convertr, 90,5% dos participantes manifestaram a intenção de realizar compras nesta edição do evento varejista. Este número representa um crescimento de 8% em relação à parcela de participantes que afirmaram ter efetuado compras na edição de 2023.
Participação na Black Friday
Ao todo, 2.378 pessoas participaram da pesquisa da Convertr. Destas, 83% alegaram que fizeram compras na Black Friday de 2023, sendo que 45% se demonstraram satisfeitas com as escolhas de produtos. Já em 2024, a pretensão de compra foi para 90,5% das pessoas.
O aumento gera confiança e expectativas ao mercado, apesar de não estar extremamente aquecido no varejo físico.
Categorias mais buscadas e motivos de compra na Black Friday
Segundo a pesquisa, os celulares perderam o posto de produtos mais desejados. Quem assumiu essa posição, foram os eletrônicos e eletrodomésticos, preferidos por 15,7% dos consumidores. A categoria teve um aumento aproximado de 10% na intenção de compra dos consumidores, enquanto os celulares, categoria mais votada na pesquisa de 2023, aponta uma diminuição na busca, com uma queda de 7,7%.
Moda e Acessórios e Calçados estão no terceiro e quarto lugar, respectivamente, com 11,4% e 11,3% das respostas.
Quando o assunto é sobre motivos de compras na data, os preços mais baixos são o principal atrativo para 55% dos consumidores.
Não poderia ser diferente: mais da metade dos participantes está esperando descontos para a data. A busca por preços mais baixos destaca ainda mais a importância de uma precificação competitiva. Essa é a oportunidade de atrair novos clientes e fidelizar ainda mais quem já comprou do seu site.
Gabriel Santos, COO da Convertr, e especialista em Black Friday, falou sobre o assunto:
"Apesar de muitas marcas não gostarem porque baixa a margem de ganho do produto, a Black Friday se tornou a data mais importante do mercado de varejo brasileiro, existindo expectativas pelos dois lados, tanto de varejistas quanto de consumidores."
Acompanhamento para a Black Friday
A pesquisa mostrou que 72,1% dos consumidores optam por acompanhar preços com um mês ou mais de antecedência. Empresas que se preparam e fazem uma comunicação assertiva com seu público sobre as ofertas tendem a se destacar em datas como essa.
Apenas 6,1% das pessoas acompanham preços somente no dia do evento, então não deixe os outros 93,9% escaparem!
Deixe o seu e-commerce preparado
Certamente, o e-commerce dominará a Black Friday, já que os meios digitais são os preferidos por 72,3% dos consumidores.
40,7% dos consumidores irão optar por sites/lojas virtuais, 25% por compras em aplicativos e 6,6% pretendem realizá-las via redes sociais.
As lojas físicas tiveram 26% das respostas, mostrando uma preferência pela comodidade e economia de tempo. Cada vez mais, se mostra importante a presença online das marcas e o bom posicionamento nos mecanismos de buscas.
E para fugir dos carrinhos abandonados, você precisa saber quais os principais motivos que levam os clientes a desistirem da compra.
Preço e frete podem ser o maior inimigo de um e-commerce nesta Black Friday, já que 33,4% levam isso em consideração na hora de fechar o carrinho.
15,9% dos participantes revelaram a importância de um produto de qualidade e uma área de avaliação, onde outros consumidores podem ter prova social do produto ou serviço.
Esta prova social se torna mais especial ainda ao ter noção do quanto isso impacta em uma decisão de compra dos consumidores.
Quando questionados sobre quais aspectos são mais importantes na decisão de onde comprar, foi possível observar um crescimento de 50% na opção “Ter avaliações de produtos” quando comparada ao ano anterior. Em 2023, a opção foi marcada por 6,27% dos participantes, enquanto nesta edição, 9,4% disseram se importar com esse quesito.
Uma área aberta, onde clientes podem comentar e dar feedbacks sobre o produto/serviço, é crucial ao negócio.
Meios de pagamentos preferidos pelos consumidores
Lançado em 2020, o Pix consta com mais de 662 milhões de chaves cadastradas e 3,8 bilhões de transações no mês de julho deste ano (Bacen). No mesmo mês do ano passado, haviam 511 milhões de chaves e foram feitas 2,2 bilhões de transações. O crescimento deste meio de pagamento pode explicar o aumento de 54,4% na pretensão de uso.
O cartão de crédito continua como o meio mais utilizado. Porém, o mesmo teve uma queda de 1,3% de respostas se comparado a 2023. Portanto, disponibilize ambas as opções, além de outras que podem ser as preferidas de outros consumidores.