Cerca de meio milhão de brasileiros tendem a comprar na internet

A internet se tornou um dos meios mais rápidos e eficazes para fazer compras. Confira os números de consumo da população brasileira.

Na semana do consumidor deste ano, a Serasa Experian realizou uma pesquisa que detalha o perfil dos consumidores brasileiros em e-commerces.

Cerca de 480 mil pessoas fazem compras de artigos de moda pela internet, o que significa que cerca de meio milhão de pessoas tendem a comprar roupas, acessórios e sapatos com frequência.

Segundo o levantamento da pesquisa, as mulheres são as que mais fazem compras na internet, representando 66,7%, enquanto os homens são 32,6%.

Quando se trata de idade, os jovens são os que mais procuram os artigos de moda nas lojas virtuais. Aqueles que possuem a idade entre 25 e 29 anos representam 19,5% dos consumidores, enquanto as pessoas que possuem 70 anos ou mais são as que menos tendem a comprar on-line.

Confira no gráfico a seguir o levantamento completo por faixa etária:

Idade dos compradores brasileiros

Já na análise por classe social, a Classe C aparece como a de compradores mais assíduos, representando 52,1%. 

Isso significa 15 pontos percentuais a mais que a média populacional, uma vez que a população brasileira é composta por 37,5% de pessoas nesta faixa financeira. 

Confira o gráfico referente a todas as classes:

Classe dos consumidores brasileiros

Pagamentos na internet

Na hora de finalizar as compras, o levantamento foi de que a cada 10 brasileiros, 9 usam o cartão de crédito, representando 86,6% das pessoas.

Esse número fica acima da média da população brasileira adulta, sendo que 48% utilizam o mesmo meio de pagamento com frequência.

Além disso, os descontos são os que mais chamam atenção dos consumidores na internet.  Segundo o levantamento, 46,8% dos compradores buscam bons preços, tornando as promoções os maiores atrativos para as compras neste segmento.

Compras por região

O Sudeste é a região que contém mais consumidores, sendo representada por 50,8%. Na sequência estão Nordeste (21,9%), Sul (13,3%), Centro-Oeste (8,6%) e Norte (5,5%).

Confira no gráfico quais foram os estados que mais fizeram compras pela internet em lojas virtuais:

Estados que mais compram na internet